O Gouren chegou na península Armóricana no século IV (4), com o grande afluxo de bretões.
No inicio, apenas os nobres a praticavam, porém a sua prática acabou se espalhando pelo restante do povo.
A arte manteve a sua nobreza pelo cavalheirismo entre os combatentes, que devem fazer um juramento antes da luta.
A arte acabou se tornando bastante popular na Bretanha no início do século XX, com competições a cada domingo em algumas cidades pequenas. Porém nessa época, foi ameaçado com a chegada de novos esportes como o futebol e o ciclismo.
No ano de 1930, a fim de evitar que a prática do Gouren caísse no esquecimento, Charles Cottonec de Quimperlé (Finistère) deu nova vida ao esporte, com a criação de um conjunto de regras e a primeira federação do esporte, que ainda está ativa até hoje.
Atualmente, o Gouren é um esporte de combate bem organizado. Tem até a sua própria federação, clubes (skoliou), e os seus próprios campeonatos europeus que acontecem a cada dois anos.
O Gouren também manteve seus laços culturais, e demonstrações desta arte marcial podem ser vistas ao lado da música e da dança bretãs tradicionais.
Nas regras de combate de Gouren, o lutadores são obrigados a lutar com os pés descalços, vestem uma camisa branca especial que se chama (roched) amarrada com um cinto e uma calça preta, que se chama (bragoù), e tentam trazer um ao outro para o chão pelo agarramento do roched do oponente.
Uma vitória (lamm) é declarada quando o perdedor estiver com as costas no chão, com o vencedor em pé, o que normalmente é conseguido dando-se uma rasteira no adversário.
A vitória só é alcançada quando as duas omoplatas do perdedor batem no chão ao mesmo tempo, e antes de qualquer outra parte do corpo. Cada luta dura sete minutos no máximo.
Lamm.
O resultado perfeito é o lamm. Ele termina a luta imediatamente e vale 6 pontos. O Lamm é a queda perfeita: o perdedor cai horizontalmente com suas costas e ombros tocando o chão.
Kostin.
É o melhor resultado seguinte, muito próximo do lamm, é uma queda sobre um ombro, por exemplo. É contado no final de um turno. Vale 4 pontos.
Kein.
É uma vantagem e é levada em conta no final de uma astenn (hora extra: metade do tempo de um turno). É uma queda da parte inferior das costas, ou as costas todas e posterior.
Fontes: