segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Algumas curiosidades sobre Acelino "Popó" Freitas.


1- Além de tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe. Popó foi candidato a Deputado federal pela Bahia, em 2014.

2- Recebeu da mãe o apelido com que tornou-se conhecido, Popó, em referência ao barulho que Acelino fazia quando mamava.

3- Acelino Freitas nasceu numa família pobre, de um bairro da periferia da capital baiana, a Cidade Nova, localizado na região da Baixa de Quintas, filho de Niljalma Freitas e Zuleica.

4- Seu pai era também pugilista, assim como três dos seus irmãos, dos quais Luís Cláudio foi quem mais o incentivou a também ingressar na profissão, o que fez já aos 14 anos de idade.

5- Até o primeiro título mundial, morava com os pais e irmãos em uma casade 6,75 m², que tinha panos como divisórias.





6- Seus treinamentos básicos são feitos na cidade natal, onde construiu um ginásio, voltado para a preparação de novos talentos. Mas, antes de cada luta, vai para os Estados Unidos, onde as instalações e materiais são muito mais apropriados.

7- Popó iniciou sua carreira com 14 anos como amador. Foi campeão Baiano aos 14, campeão Norte-Nordeste aos 15 e Campeão Brasileiro aos 17 anos.

8- Em 1995, foi convocado para a seleção Brasileira que disputaria os Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar Del Plata, onde conquistaria o vice-campeonato do torneio. Com a conquista da medalha de prata no Pan, Popó passou a lutar no boxe profissional.

9- Juntamente com o mexicano Alfonso Zamora, detém o recorde de maior sequência de nocautes até chegar a um título mundial: 21.

10- Popó fez sua primeira luta no dia 14 de julho de 1995, vencendo por nocaute aos 34 segundos do primeiro round.

11- Na sua sexta luta, Popó foi campeão do Mundo pela WBC (Conselho Mundial de Boxe).

12- Conquistou o título latino da IBF (Federação Internacional de Boxe) ao derrotar o colombiano Arcelio Diaz no primeiro round.

13- Em 1998 foi campeão brasileiro na categoria Super-leve.

14- Em outubro de 1998 foi campeão do título NABO, titulo regional da WBO (Organização Mundial de Boxe), ao vencer o mexicano José Luis Montes por nocaute no primeiro round.

15- Em abril de 1999, defendeu o título NABO derrotando o mexicano Juan Angel Macias por nocaute no oitavo round.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

0 comments:

Postar um comentário