O Kung Fu Shaolin Do Norte, é um estilo externo que descende diretamente do sistema que era ensinado no Templo Shaolin. O templo, situado no Monte Songshan em Dengfeng na província de Henan, foi originalmente construído para o índio monge budista (Ba Tuo) pelo imperador (Wen Di) do período de Liu Song, em 495. A história do Kung Fu Shaolin começa mais tarde, em 527, com a chegada do monge indiano Bodhidharma ( Ta-Mo em chinês).
Ta-Mo, notou em sua chegada que muitos monges exibiam sintomas de alimentação inadequada e falta de exercícios físicos, e, assim, não conseguia se concentrar adequadamente durante a meditação. Ta-Mo sabia que um corpo saudável leva a uma mente saudável e, finalmente, para o pleno desenvolvimento do Qi, ou energia vital de cada um.
Ta-Mo meditou por nove anos consecutivos em uma caverna no pico de Wu Ru atrás do templo. Quando saiu, ele tinha imaginado um regime de exercícios (entre outras coisas) que ele ensinou aos monges, a Lohan shi bas hou (18 métodos manuais do Lohan). Estes exercícios se tornariam a base do estilo de boxe Shaolin. Como a reputação de Shaolin cresceu, artistas marciais iria viajar grandes distâncias para este templo para se tornar monges. Cada um traria suas habilidades marciais originais com ele. Além disso, generais e outros guerreiros começaram a se mudar para o templo como monges, e trouxeram seus estilos e experiências com eles. O sistema de Shaolin tornou-se assim um sistema dinâmico que foi sempre evoluindo.
Shaolin, que significa floresta jovem, é historicamente e culturalmente considerado como o maior estilo de boxe chinês.
Este estilo desenvolveu-se como um ramo do ensinamento original Shaolin. Ele compartilha seu nome com o templo para pregar respeito e homenagear a sua origem. Como um estilo, ele não é mais ensinado no templo shaolin nos dias de hoje. A popularidade deste estilo shaolin é devido em parte ao famoso mestre Ku Yu Cheung (1894-1962). Ele foi um dos dez melhores campeões no primeiro exame nacional de artes marciais pela Guoshu Instituto de Nanjing em 1929. Viajando para o sul com outros quatro mestres de renome, Ku Yu Cheung veio a cidade Canton para ensinar sua arte.
Shaolin do Norte, tem um núcleo de dez formas de mão, uma ampla variedade de formas de armas, técnicas de treinamento de palma de ferro e técnicas de treinamento do corpo de ferro. Northern Shaolin Kung Fu desenvolvido como um estilo "de longo punho", enfatizando pontapés sobre técnicas de mão.
Tal sistema de longo alcance salienta extensão total dos membros para que chutes e socos sejam estendidos na medida do possível, sem comprometer o equilíbrio ou poder. O praticante de Shaolin do Norte gera energia a partir de uma combinação de grande velocidade e grandes movimentos fluidos, imaginando suas mãos e pés tão forte e compactos como pedras, enquanto os braços e as pernas são como cordas. Os membros permanecem flexíveis e relaxados durante os movimentos, e só contraem quando são totalmente estendidos.
Caracteristicamente, um praticante deste sistema se move para trás e para a frente em uma linha reta. Suas mãos se movem como um relâmpago. Ele recua como o vento. Seus pés são tão sólidos como rochas, seus ataques de pernas são como estrelas cadentes para a frente, para trás, esquerda e direita, altos e baixos, e seu corpo flui como um dragão voador.
Os ataques são praticante como os de um tigre feroz. São duros e fortes, mas não excessivamente, e dobra como um junco no vento enquanto ele muda de um ataque a outro. Sua defesa é suave e macia, mas nunca fraca.
O praticante de Shaolin também é famoso por seus chutes acrobáticos, porém devastadores. Kung Fu Shaolin Do Norte é bem adequado para o aluno que é ágil e flexível, que tem boa resistência e velocidade, ou que queira desenvolver essas características.