skip to main |
skip to sidebar
- O Sanshou Moderno desenvolveu-se como desporto em 1960, sob tutela do Governo Chinês.
- consiste em técnicas de ataque e defesa onde são permitidos os golpes de socos, chutes e as projeções (quedas).
- Permite que o praticante vivencie experiências limite e exige raciocínio rápido, além de impor intensidade fisiológica benéfica ao sistema cardiovascular promovendo também o ganho de força, resistência, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio físico e mental.
- O estilo de combate Sanshou foi incluído nos Campeonatos Mundiais a partir de 1991, ano em que o primeiro conjunto de regras foi publicado pela Federação Internacional de Wushu.
- Fora o uso de equipamentos de proteção, sua principal diferença do combate real é o fato de não empregar técnicas de quebramento, tais como torções e golpes contra pontos críticos ou vitais como olhos, garganta, joelhos e genitais.
- O local de luta é uma plataforma elevada, sem cordas, chamada Lei Tai. Ela faz parte da história marcial da China, onde combates sem regras eram realizados no passado, até a morte do oponente.
- O Sanshou é uma modalidade de luta de origem chinesa e sua tradução significa luta com as mãos livres ou luta livre sem armas.
- Surgiu no antigo templo Shaolin como a elite das técnicas de luta do antigo Kung-fu, sendo ensinado posteriormente apenas para soldados do alto escalão da guarda imperial da China.
- Com a formação da República Popular da China no início do século XX, sua prática e ensino foram proibidos em todo o território, ficando a luta restrita apenas às famílias descendentes de soldados do antigo império, que treinavam de maneira clandestina e hereditária.
Fonte: liganacionalkungfu