quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Curiosidades sobre o Sumô.


1- Não existe limites físicos, étnicos ou etários para praticar o Sumô. A imagem de que temos é que todo lutador de Sumô tem que ser obesos e que só os japoneses podem, é falsa! Quem vê a dura rotina de treinos super pesados, fica difícil de acreditar que alguns lutadores estão acima do peso, mas a explicação está na dieta reforçada de no mínimo, 16 mil calorias.

2- O atleta não precisa ser gordo para praticar Sumô, porém como o objetivo da luta é desequilibrar o oponente para que ele encoste uma parte do corpo no chão (além do pé), ou empurrar o adversário para que ele saia do ringue, um atleta mais pesado é mais difícil de ser batido do que os magros. Por isso os caras são tão grandes e fortes.

3- O Sumô é cercado por vários rituais xintoístas. Um deles é o Shiko, que consiste em bater os pés no chão para se livrar dos maus espíritos. Quando estão fora do ringue, os praticantes de sumô costumam lavar a boca com o Chikara Mizu (água da força) e a secam com o Chikara Gami (papel da força), feito com papel de arroz.
Na verdade, o Chikara Mizu é uma água normal, mas que foi “benzida” por algum sacerdote xintoísta. Sua principal função é purificar o corpo antes da luta.











4- Há outro ritual de purificação importante que é jogar sal no ringue antes da luta. Este ritual, muitas vezes, leva mais tempo do que a própria luta, que na maioria das vezes é definida em poucos minutos, ou segundos até. Se passar de 4 minutos, o juiz pode mandar fazer uma pequena pausa para os lutadores recomporem a energia.
5- Quando um lutador de sumô se torna profissional, ele deve seguir um conjunto de regrasestabelecidas pela Associação de Sumo, que incluem o tipo de roupa, como eles olham, o que comem, o lugar onde vivem e até mesmo seu comportamento em meio à sociedade. Quebrar alguma das regras pode resultar até em expulsão.
6- O nome da “cuequinha fio dental” que os sumotoris usam chama-se mawashi. Cuequinha é modo de falar, pois na verdade trata-se de uma faixa de tecido grosso enrolada em volta da cintura. O principal motivo para usarem somente esse traje é para mostrar que a luta é feita sem armas, além de “proteger” as partes íntimas.



0 comments:

Postar um comentário