quinta-feira, 9 de junho de 2016

Conheça algumas curiosidades sobre o mestre Hélio Gracie.


- Hélio Gracie nasceu em Belém do Pará,  no dia 1 de outubro de 1913 - na cidade de Petrópolis, e faleceu no dia  29 de janeiro de 2009) foi o patriarca da família Gracie.

- Hélio foi responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil, após ser ensinado por Mitsuyo Maeda (Mestre de Hélio Grace, pioneiro na arte do jiu-jitsu brasileiro), e idealizador do estilo de arte marcial brasileira conhecido mundialmente como Brazilian Jiu-Jitsu.

- Devido à sua frágil saúde, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Judô tradicional ensinado pelos seus irmãos, especialmente Carlos Gracie.

- Hélio começou sua carreira de lutas quando finalizou o lutador de boxe profissional Antonio Portugal em 30 segundos em 1932. No mesmo ano Gracie lutou contra o estadunidense Fred Ebert por 14 rounds de 10 minutos cada, até que a luta foi interrompida pela polícia.

- Em 1934, Hélio lutou contra Wladak Zbyszko, que era chamado de "campeão do mundo", por 3 rounds de 10 minutos. Esta luta terminou empatada.

- Em 1951, Hélio Gracie lutou contra o judoca Masahiko Kimura no Maracanã. Kimura ganhou usando uma chave de braço chamada ude-garami - que mais tarde seria chamada de kimura pelos gracies.

- Hélio Gracie também lutou contra o judoca japonês Kato duas vezes. A primeira luta, no estádio do Maracanã terminou empatada. Hélio pediu então uma segunda luta, realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Hélio ganhou a segunda luta estrangulando Kato.

- Em 1932 Hélio Gracie lutou contra o judoca Namiki. A luta terminou empatada, mas segundo a família Gracie o sinal do fim da luta tocou segundos antes que Namiki batesse o braço.

Fonte: Wikipédia

0 comments:

Postar um comentário