1- Morihei Ueshiba, foi um mestre de artes marciais japonês. Fundador do aikido, é conhecido como O-Sensei ("Grande Professor" ou "Grande Mestre") por seus praticantes.
2- Muito fraco na infância, seu pai o incentivou a fazer natação e artes marciais para se fortalecer.
3- Ueshiba foi chamado para dar aula de artes marciais para a marinha. Assim, funda o aikido.
4- Na composição de sua arte marcial, o mestre foi buscar a grande maioria do repertório técnico nos ensinamentos de Sokaku Takeda, o estilo Daito-ryu de aiki-jiu-jitsu, que treinou de 1915 a 1937, tendo, inclusive recebida a licença (kyoju dairi) do mestre para ensinar o sistema, em 1922.
5- Passou por um grande número de artes marciais, inclusive por um bom número de desafios em todo o Japão, principalmente no tempo em que servia o exército. Utilizava principalmente o sumô e alguns estilos de jujutsu, e até então nunca tinha perdido uma luta até cruzar seu caminho com Sokaku Takeda, mestre e soke de aikijujutsu do estilo daito-ryu.
6- Ueshiba treinou com Takeda exaustivamente, chegando a ser um de seus alunos mais próximos.
7- Nasceu em Tanabe (田辺市 -shi) uma cidade japonesa localizada na província de Wakayama, no dia 14 de dezembro de 1883 e faleceu em 26 de abril de 1969 (85 anos)
Iwama, Ibaraki, Japão.
"O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo. É uma maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma família. Significa que o segredo do Aikido é a busca da harmonia com o Universo, é tornar-nos unos com o Universo. Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário." - Morihei Ueshiba.VÍDEO RARO DO MESTRE.
Morihei Ueshiba Demonstration
>>>Loukos por artes marciais<<< O AIKIDO é uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas. Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikido como sendo uma Arte da Paz: "Aikido não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei) "O segredo do Aikido não está em como você move seus pés, e sim em como você move a sua mente. Eu não estou ensinando técnicas marciais. Eu estou ensinando à vocês a não-violência." - Morihei Ueshiba (O'Sensei) O termo Aikido é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes: AI - O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor. KI - O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida. DO - O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida. Aikido O'Sensei Morihei Ueshiba (O'Sensei) No Aikido não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes. Tecnicamente, o Aikido é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido. Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.
Publicado por Loukos por artes marciais em Sexta, 13 de março de 2015
Fonte: Wikipédia