- O Morganti ju-jitsu, é um estilo de ju-jitsu idealizado por Ricardo Morganti, faixa preta de vários estilos de artes marciais.
- Ele conheceu o estilo através do seu pai Paulo Morganti que foi aluno do Sensei Naiochi Ono, um dos responsáveis por trazer o Judô para o Brasil.
- Primeiramente o estilo que foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de Educação Física do Shidoshi Ricardo Morganti na faculdade UNIFMU, cujo nome era Método Morganti de Arte Marcial, um sistema de recreação criado para alunos do ensino fundamental.
- Foi só em 1998 que o estilo foi apresentado ao mestre Wally Jay fundador da ISJA (International Sport Jiu-Jitsu Association) que concedeu a ele o 5º Dan de Ju-Jitsu.
- O símbolo do MJJ é formado por um círculo com as inscrições "MORGANTI" no topo, "JU-JITSU" na parte de baixo, do lado esquerdo temos a inscrição "MORGANTI" novamente só que em katakana モルガンチ "MORUGANTI" em romaji e do lado direito temos novamente o inscrição "JU-JITSU" em kanji 柔術. No centro temos o símbolo Mitsudomoe e ao redor dele temos 3 pares de lutadores, sendo que cada par representa uma das três fases da luta.
- O Morganti Ju-Jitsu é um caminho para se viver. Um método de luta e uma forma de atividade física que reúne mente, corpo e espírito. Propicia ao praticante uma forma estimulante de conhecimento, otimizando a calma, paciência e equilíbrio. Através desta forma de aprendizado, propõe a não violência, pois o objetivo do Morganti Ju-Jitsu é mostrar ao praticante que é preciso seguir uma filosofia de crescimento interno, ou seja, o caminho do auto-conhecimento.
- Assim como no Karatê, o Morganti Ju-Jitsu tem um Dojo kun (Normas do Local de Treino).
- Manter minha conduta, sempre de acordo com os preceitos do Morganti Ju-Jitsu e da sociedade;
- Ser leal a minha arte e ao meu professor;
- Visar sempre à integridade de meus companheiros e ao crescimento da arte através da cooperação mútua;
- Restringir a minha arte ao local do treino, e somente usá-la em real situação de perigo iminente.