1- CHOI HONG HI (1918-2002) é considerado o pai do Taekwondo. Ele nasceu na Coréia em 09.11.1918, onde hoje se localiza a Coréia da Norte.
2- Ainda criança, iniciou a prática nas artes marciais com o Taekyon, sob a tutela do Mestre Dong Han Il, o qual também era mestre em caligrafia, caracteres chineses e que eventualmente ensinava Taekyon, dissimuladamente, às escondidas. Fazia isso a pedido dos pais de alunos, hábito muito comum naqueles tempos, pois durante o longo período de ocupação japonesa, os japoneses proibiram rigorosamente a prática de artes marciais na Coréia, o que mexeu com os brios do povo coreano despertando assim, um grande interesse na prática da arte.
3- Em 1937 Choi vai para o Japão (Kyoto e depois Tóquio) com o objetivo de ampliar seus estudos. É lá que ele começa os treinamentos, inicialmente em Kyoto com o professor de Karatê, o coreano Kim, conquistando quase dois anos depois o 1º Dan.
4- Choi conquistou seu 2º em Karatê em Tóquio, sob a supervisão do lendário Grão Mestre Gichin Funakoshi (1868-1957), vindo da ilha de Okinawa (O pai do karatê).
5- Com a eclosão da 2ª Guerra Mundial, Choi, assim como milhares de jovens coreanos, foi forçado a alistar-se no Exército japonês. Nessa época, Choi secretamente torna-se líder do Movimento de Independência da Coréia, conhecido como ´Movimento dos soldados estudantes`. Ao tentar fugir com colegas de seu posto em Pyongyang, foi então preso e julgado, sendo condenado a sete anos de prisão. Logo a sentença foi mudada para pena de morte, a ser executada justamente no dia 18.08.1945. Por sorte, o fim da guerra se aproximava e antes que sua execução fosse efetivada, o Japão se rendeu e a Coréia foi libertada do jugo japonês e ele tornou-se livre.
General Choi Hong Hi (최홍희), O General Choi criou o taekwondo, baseando-se no caratê, son bak gi e no taekkyeon. |
7- Em 1948, Choi é designado instrutor de artes marciais da Academia de Polícia Americana em Seul.
8- Após a Guerra da Coréia, ainda em 1953, Choi cria a famosa 29ª Divisão de Infantaria na ilha Cheju e escolhe o desenho de um punho como distintivo (símbolo) desta divisão. A 29ª logo se tornaria muito famosa e conhecida como a ´Divisão do Taekwondo`. Ele designa os mestres, 1º tenente, Nam Tae Hi e o sargento Han Cha Kyo (1934-1996) como os dois principais instrutores de toda a Divisão. Este acontecimento também é muito marcante, fundamental e decisivo para a prática regular do Tang Soo Do no Exército sul coreano.
9- Em 1954, sempre com a ajuda de Nam Tae Hi, Choi cria outra Escola, a qual denomina de Oh Do Kwan, cuja prática do estilo é reservada aos membros da 29ª Divisão de Infantaria. Assim, esta Unidade torna-se responsável pelo treinamento de Tang Soo Do (assim o Gen. chamava a arte naqueles tempos) em todo o Exército sul-coreano.
10- No dia 11.04.1955 é presidida por Choi Hong Hi, a Assembléia (Conferência, Reunião), por ele mesmo convocada, a qual entraria para a história. Presentes os principais líderes e autoridades da Sociedade Civil e Militar, Mestres representando os Kwans, além de advogados, professores, jornalistas e historiadores. A eles são submetidos vários nomes para a arte marcial coreana, e o nome sugerido por Choi Hong Hi é o escolhido e aceito pela maioria dos representantes dos Kwans: TAEKWONDO, em face da semelhança com a palavra Taekyon - Observe só: TAEKYON e TAEKWON. Assim garantindo e assegurando a manutenção e a continuidade das tradições. Porém, leva-se mais dois anos para o então Presidente Synghman Rhee aprovar esta decisão em definitivo.
Fonte: TKD livre