terça-feira, 22 de março de 2016

10 curiosidades sobre o pai do Karatê - O mestre Gichin Funakoshi.



1- Gichin Funakoshi nasceu no atual distrito de Shuri, da província de Oquinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji, quando o Reino de Ryukyu foi finalmente incorporado ao Império nipónico.

2- Foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês. Deixou como legado, além do karatê mundialmente conhecido, dois estilos, Shotokan e Shotokai.

3- O mestre Funakoshi acreditava que o karatê seria uma arte marcial única, cuja linhagem poderia ser rastreada conforme sua evolução ocorreu. Assim, ele enxergava as variações de estilo como variações da forma de ensinar a arte marcial. 

4- Funakoshi travou intensa troca de conhecimentos com vários mestres (de várias escolas, estilos e artes marciais), com os quais buscou reunir-se. Da amizade com Jigoro Kano resultou a ampla divulgação do tode por todo o Japão.

5- Com Funakoshi, no fito de difundir sua arte marcial, consolidou-se a alteração do nome de tode/okinawa-te para karatê/karatê-do, que ajudou a romper limites e superar preconceitos.
Foto do mestre Gichin Funakoshi.

6- O mestre também alterou os nomes tradicionais (em chinês ou oquinauense) de vários katas, para nomes japoneses. Kushanku tornou-se Kanku; Wanshu, Enpi; Rohai, Meikyo... Os kihons também passaram a ter nomes padronizados em japonês.

7- Funakoshi era Taoísta, e ele ensinava Clássicos Chineses, como o Tao Te Ching de Lao Tzu, enquanto ele estava vivendo em Okinawa.

8- Mestre Funakoshi era profundamente religioso e tinha muito receio de que o caratê se tornasse um instrumento de destruição, e provavelmente queria eliminar do treinamento algumas aplicações mortais dos kata. Então, ele parou de fazer essas aplicações.

9- Funakoshi teve sucesso ao remover do karatê técnicas de quebras de juntas, de ossos, dedos nos olhos, chaves de cotovelo, esmagamento de testículos, criando um novo mundo de desafios e luta em equipe onde somente umas poucas técnicas seriam legais.

10- Funakoshi tinha 71 anos em 1939, e foi quando ele deu o primeiro passo dentro de um dojô de caratê em 29 de janeiro. O prédio foi feito de doações particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". "Sho" significa pinheiro. "To" significa ondas ou o som que as árvores fazem quando o vento bate nelas. "Kan" significa edificação ou salão. "Shoto" era o pseudônimo que Funakoshi usava para assinar suas caligrafias quando jovem, pois quando ele ia escrevê-las se recolhia em um lugar mais afastado, onde pudesse buscar inspiração, ouvindo apenas o barulho do pinheiros ondulando ao vento. Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.


Fontes: budokanWikipédia

0 comments:

Postar um comentário