terça-feira, 8 de março de 2016

10 curiosidades sobre o Sambo (Arte Marcial Russa).

1 - Sambo (em russo: Cамбо) - é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.

2 - Sambo significa "autodefesa sem armas".

3 - Este estilo de luta é conhecido pela cultura popular como o praticado por personagens de jogos eletrônicos Zangief e Abel da série Street Fighter, Sergei Dragunov da série Tekken e Blue Mary da série The King of Fighters .

4 - O sambo originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (sambo) porém com estilos diferentes.

5 - O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes no boxe, no savate, na luta olímpica (a luta greco-romana e a luta livre), as lutas eslavas, o aikijujutsu japonês e principalmente no Shuai Jiao. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambo.



6 - A influência Oshchepkov eram o tenjin shin'yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.

7 - Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambo como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.

8 - No ano de 1985, a comunidade de Sambo formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS).

9 - Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de sambo.

Sambo esportivo: em termos de estilo, seria, grosso modo, uma junção da luta livre e o judô. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
Sambo auto-defensivo: similar ao jiu-jitsu e o aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
Sambo de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do sambo. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao sambo de combate

10 - Embora o sambo original não tivesse graduações ou rankings, a Federeção Internacional Amadora de Sambo (FIAS) propõe o seguinte sistema de ranking (ou faixas):

Noviço (preta)
Júnior (cinza)
Adulto (marrom)
Candidato (verde)
Mestre (azul)
Mestre Internacional (vermelha)
Grande Mestre (ouro)
Professor (branca)
Além de seguir uma ordem inversa de cores das demais artes marciais proposto pela FIAS (no sambo a faixa branca é o grau mais alto e a faixa preta é o grau mais baixo), o exame de passagem de faixas preconizado pela referida entidade está relacionado a vitórias em combate com esportistas de mesmo ranking ou superior.

A URSS utilizava sistema distinto de graduação relacionado ao resultado em competições oficiais .


Fonte: Wikipédia

0 comments:

Postar um comentário