2- Yip Man nasceu em uma família abastada, em um templo que era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o Trocador de Dinheiro", do estilo Wing Chun (ou Ving Tsun ) de Kung Fu.
3- O garoto Yip Man foi o terceiro filho do casal Yip Oi-dor e Ng Shui, que eram de abastada família da província de Foshan.
4- O casal teve ao todo quatro rebentos: Yip Kai-Gak, o mais velho; Yip Wan-mei, a irmã, segunda cria; Yip Man; e Yip Wan-hum, a mais nova.
5- Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação.
6- Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu wing chun.
7- Entre 1937 e 1941, Yip ajudou o exército chinês contra os japoneses, mas após a derrota voltou à terra natal.
8 - Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, fugiu para Hong Kong. Yip Man, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego, mas teve que dar aulas para poder sobreviver.
9- Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Lee enfrentaram muitos desafios que tornaram o Wing Chun famoso e muito procurado.
10- Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da atualidade.
Faleceu em 1972, vitimado por um câncer na laringe devido ao hábito de fumar.