sexta-feira, 11 de março de 2016

10 curiosidades sobre o ator e artista marcial Jet Li


  1. Como atleta, Jet Li dedicou-se ao Wushu, especializando-se nas modalidades sem combate.
  2. Ele iniciou sua carreira nas artes marciais como integrante da Equipa de Wushu de Pequim (Beijing Wushu Team), um grupo de atletas organizados para realizar performances durante os Campeonatos Nacionais Chineses (All China Games).
  3. Como membro da equipe, recebeu treino intensivo e conquistou 15 medalhas de ouro e uma medalha de prata nos campeonatos chineses de wushu.
  4. Considerando as estatísticas do US Box Office, o filme mais bem sucedido de Jet Li em agosto de 2010 é Máquina Mortífera 4, que arrecadou mais de 130 milhões de dólares no mercado interno, enquanto o segundo é A Múmia: Tumba do Imperador Dragão, com mais de 400 milhões de dólares.
  5. O nome completo de Jet Li é Li Lianjie.
  6. Jet Li nasceu em Pequim no dia 26 de Abril de 1963 na China.
  7. Seu pai morreu quando tinha dois anos e sua mãe superprotetora enviou-o para a academia de Wushu aos 12 anos. Praticando Wushu desde criança, a partir dos 12 anos ganhou 5 vezes o título de campeão nacional chinês de artes marciais (entre 1974 e 1979).
  8. Aos 17 anos incompletos, em 1979, ele fez a sua estreia no cinema em Templo Shaolin, que se tornou imediatamente um sucesso nacional na China. 
  9. Tornou-se célebre no exterior ao trabalhar com Tsui Hark em 1991 no famoso filme Era uma vez na China, a qual ele interpretava o herói popular Wong Fei Hung.
  10. Em 2006, chegou a confirmar que O Mestre das Armas seria o seu último filme voltado a artes marciais no universo da China antiga (tal fato pode ser visto nos extras do DVD), contradizendo isso dois anos depois, estrelou O Reino Proibido ao lado de outra lenda das artes marciais chinesa: Jackie Chan.

0 comments:

Postar um comentário