1- Nascido em Salvador porém radicado em Belém, Machida é filho do mestre em Karatê Yoshizo Machida. Aos 3 anos de idade Lyoto iniciou seus treinamentos com seu pai, que adaptou o estilo do Karatê Shotokan criando uma metodologia de treino, hoje apelidada de Karatê Machida.
2- Aos 13 anos Lyoto se tornou faixa preta. Também começou a treinar sumô aos 12 anos e a arte marcial brasileira Brazilian Jiu-Jitsu aos 15 anos.
3- Ganhou um número de torneios amadores de Karatê, incluindo o torneio de Karatê Pan-Americano de 2001.
4- Foi o vice no campeonato Brasileiro de Sumô de 2000 na divisão de 115 kg. Já adulto, Lyoto foi bicampeão brasileiro e vice-campeão no Campeonato Sul-americano. Além de seu sumô e realizações de karatê, ele tem um diploma universitário de Educação Física.
5- Lyoto e Chinzo lutaram em uma final Karatê há anos atrás em que Lyoto deu a Chinzo uma cicatriz no rosto que ainda hoje é visível. O mestre Yoshizo, pai do Lyoto, diz que a rivalidade entre os dois irmãos foi determinante para o sucesso dos dois.
6- É ex-campeão Meio Pesado do UFC.
7- Lyoto possui notáveis vitórias sobre diversos atletas respeitados no esporte: Stephan Bonnar, Thiago Silva, Ryan Bader, Tito Ortiz, Rich Franklin, BJ Penn, Rashad Evans, Maurício Rua, Gegard Mousasi, Dan Henderson e Randy Couture.
8- Em 23 de maio de 2009, Machida ganhou o cinturão dos meio-pesados do UFC, do até então invicto Rashad Evans, com um nocaute no segundo round.
9- Machida utiliza um estilo diferenciado de Karatê, apelidado de Karate Machida, que implementa uma posição larga Shotokan e uma estratégia de esquiva. Trata-se de uma ramificação (ou filtro) do amplo estilo Shotokan voltado para Mixed Martial Arts (MMA).
10- Lyoto fez uma participaçao especial no filme Never Back Down 2 (br: Quebrando Regras 2, 2011) e em Tapped Out (br: Tapped Out – A Revanche, 2014).
Fonte: Wikipédia