O UFC Fight Night 84, neste sábado, a partir das 14h45 (de Brasília), na O2 Arena, em Londres, marcará o retorno do maior lutador de MMA de todos os tempos, Anderson Silva. Quando o locutor Bruce Buffer anunciar em alto e em um som eletrizante o nome de Anderson ‘The Spider Silvaaaa”, os fãs poderão matar a saudade de uma lenda do MMA. O ex-campeão peso-médio será a grande atração do evento de hoje, diante de um adversário da casa e que se notabilizou como um autêntico falastrão: o inglês Michael Bisping.
Depois de uma séria fratura na perna esquerda, sofrida na revanche contra o ex-campeão Chris Weidman, Anderson Silva passou por outro drama na carreira: a suspensão de um ano por causa de doping. Ele não luta desde a vitória sobre Nick Diaz, no UFC 183, em 31 de janeiro de 2015, em Las Vegas, transformada em No Contest (sem resultado), depois que o Anderson foi flagrado em exames antidoping antes e depois do duelo.
Pego com os esteróides anabolizantes (drostanolona e androsterona) e ansiolíticos (temazepam e oxazepam), Anderson Silva foi suspenso por um ano e ainda levou multa de mais de R$ 600 mil, referente a 30% da bolsa de R$ 2,1 milhões que recebeu para lutar contra Nick Diaz. A punição expirou em 1º de fevereiro passado, quando o Spider ficou liberado, mediante apresentação de um exame antidoping ‘limpo’.
A motivação do Spider é a mesma do ano passado, mas agora ele faz questão de mostrar o lado mais divertido e menos tenso para voltar ao octógono que o consagrou como maior vencedor do UFC. Curtindo cada momento que envolveu o retorno, desde o camping de treinamento até a hora da luta deste sábado, Anderson espera uma temporada bem movimentada. E claro, sem deixar de pensar no cinturão, embora não considere uma prioridade nesse momento.
Encarada tensa marcou último encontro entre Anderson e Bisping antes da luta em Londres |
Desde as coletivas até a pesagem, o assunto mais tocado pelo inglês foi a suspensão de Anderson por uso de esteroides anabolizantes. “Esse cara é um trapeceiro. Eu amava vê-lo lutar, já passei madrugadas em claro vendo ele lutar, mas ele é uma fraude. E vou fazê-lo pagar por isso. Agora, esses esteroides não vão ajudá-lo”, disparou o Conde, que vem de duas vitórias seguidas no UFC e busca a primeira chance para disputar o cinturão.
O UFC Fight Night em Londres terá mais um brasileiro na O2 Arena. Thales Leites, E encara o holandês de origem armênia Gegard Mousasi na segunda luta mais importante da programação. Thales, que já enfrentou Anderson Silva pelo cinturão (acabou derrotado por pontos em 2009), encarou Bisping em Glasgow, na Escócia, no ano passado, e foi batido por decisão unânime, encerrando uma série de cinco vitórias seguidas. Ele busca a reabilitação para subir no ranking da divisão.
UFC Fight Night 84: Silva x Bisping.
Card principal
Anderson Silva x Michael Bisping – peso médio
Gegard Mousasi x Thales Leites – peso médio
Tom Breese x Keita Nakamura – peso meio-médio
Francisco Rivera x Brad Pickett – peso galo
Card preliminar
Mike Wilkinson x Makwan Amirkhani – peso pena
Davey Grant x Marlon Vera – peso galo
Scott Askham x Chris Dempsey – peso médio
Arnold Allen x Yaotzin Meza – peso pena
Brad Scott x Krzysztof Jotko – peso médio
Norman Parke x Rustam Khabilov – peso leve
Daniel Omielanczuk x Jarjis Danho – peso pesado
Teemu Packalen x Thibault Gouti – peso leve
David Teymur x Martin Svensson – peso leve