quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Glíma, luta tradicional criada pelos vikings na Islândia.


A Glíma é uma espécie de luta tradicional, criado pelos vikings, que é uma forma de esporte de combate na Islândia.



Características:
1- Os oponentes devem sempre ficar eretos;

2- Os oponentes devem se movimentar em torno um do outro, no sentido horário (de maneira análoga a uma valsa). Isto cria oportunidades para ataque e defesa, e previne um xeque;

3- Não é permitido cair sobre o oponente ou empurrá-lo de maneira forçosa, por ser considerado falta de espírito esportivo;

4- Cada lutador deve manter seu olhar por cima dos ombros do oponente; a luta deve ser realizada através do toque e do tato, e não da visão.

A glíma continua como sempre foi, uma forma de recreação e um esporte de cavalheiros, porém algumas variantes, como a lösatags, mostram o seu lado mais duro.

A doutrina da glíma gira em torno de oito principais bragd ("técnicas"), que formam o treinamento básico das aproximadamente cinquenta maneiras de se executar um arremesso ou derrubar o adversário. Existem evidências da luta que datam do século XII, porém descrições existentes nas sagas islandesas e a Edda em prosa levantam a possibilidade de que a glíma seja ainda mais antiga.

O código de honra que cerca a glíma é chamado de drengskapur, e zela pela justiça, pelo respeito e pela atenção com a segurança dos companheiros de treinamento.

O nome glíma pode ser traduzido como "luta". A palavra é uma expressão comum no islandês moderno, onde é usada com o sentido de lutar com algo na própria vida, assim como no esporte. Mais especificamente, também o termo islandês para qualquer tipo de wrestling em geral, incluindo até mesmo os estilos mais modernos e menos tradicionais.

Estilos de Glima:

Livtag é muito pareciedo com os outros estilos de wrestling, e é considerada mais como um teste de força do que de técnica. No livtagsglima cada lutador agarra as partes superiores do corpo do oponente, e quem tocar o solo primeiro com qualquer parte do corpo que não seja o pé perde.


lausatök O lutador pode utilizar os golpes que desejar. Este estilo é uma espécie de recriação, já que ela deixou de ser praticado por um período de cerca de 100 anos antes de voltar à prática entre as gerações mais jovens.

É muito mais agressivo e é muito diferente, em diversas maneiras dos outros estilos de luta islandesa. Possui duas variantes: uma exclusiva para defesa pessoal, e outra para competições amistosas. Em ambas todas as técnicas de luta são permitidas, porém na versão amistosa os golpes são executados de maneira a não ferir o oponente. Nestas partidas de exibição o vencedor é considerado aquele que permanecer de pé enquanto o outro estiver no chão; se ambos os lutadores caírem ao chão a partida continua no solo, através de técnicas que mantenham o oponente caído.

Quando utilizado como técnica de defesa pessoal, como é feito em regiões da Escandinávia, o lausatök é ainda mais diferente do wrestling tradicional. Com este tipo de treinamento técnicas que visam ferir seriamente o oponente, que não são utilizadas nas outras formas de luta islandesa, são exploradas de maneira livre e criativa.



VÍDEO ABAIXO:



0 comments:

Postar um comentário